
Plataforma digital de ofertas especializada em varejo é lançada em São Paulo
Em tempo de pandemia, professor universitário desenvolve para o mercado de varejo plataforma que cria e distribui ofertas

Aplicativos de ofertas
No dia 23 de abril, foi lançada em São Paulo a RDO Ofertas (Retail Digital Offers) – Plataforma Digital para criar, publicar e distribuir ofertas do mercado de varejo, sejam eles supermercados, açougues, farmácias, lojas de roupas, departamentos etc.
Os proprietários da agência Doka Comunicação, Adriano Rodrigues e Wanderley Cravo, criaram para o mercado de varejo uma solução digital para a publicação de ofertas, com menor custo e tempo de desenvolvimento. O uso de impressos, e-mail marketing e outras formas de divulgação muito utilizadas pelo varejo, durante a pandemia, mostraram as suas fragilidades e a ineficiência no novo cenário. A RDO Ofertas é uma plataforma digital que oferece as duas principais vantagens em solução digital: baixo custo e aplicação imediata.
A ideia é promover o uso das tecnologias de ponta, semelhantes às usadas por grandes varejistas, mas sem o atrito de execução, facilitando a vida do comerciante e promovendo a ampla distribuição de suas ofertas, com investimento bem acessível.

Prof. Me. Adriano Rodrigues
O que é a RDO Ofertas?
É uma plataforma desenvolvida para que os varejistas criem, publiquem e divulguem suas ofertas. Esta plataforma faz o papel do tablóide impresso, só que em ambiente digital e mas pensando principalmente na experiência do usuário. Não estamos falando de subir um PDF (Portable Document Format) e sim, publicar, de forma fácil e inteligente, as ofertas no ambiente digital.
Com esta plataforma, o varejista produz suas ofertas com muita facilidade e sem depender de profissional especializado, já que ela foi pensada e desenvolvida para ser fácil e acessível. O banco de dados da plataforma conta com mais de 80 mil produtos, com fotografias e descrições já cadastrados e livres para uso pelo varejista.
Para entender melhor, veja aqui neste vídeo a explicação que Rodrigues faz em sua apresentação:
Quando criou a plataforma de ofertas, o objetivo de Rodrigues foi o de democratizar e levar tecnologia de ponta para os pequenos e médios estabelecimentos varejistas, e por que não, até para os grandes varejistas.
“Queremos levar para aos pequenos, médios e até grandes varejistas tecnologia de ponta para que eles façam suas ofertas, economizem tempo, dinheiro e trabalhem suas marcas frente a seus consumidores”
Prof. Me. Adriano Rodrigues

A plataforma de ofertas entrega: 1 – sistema; 2 – site; 3 – aplicativo; 4 – distribuição
O que os varejistas recebem quando contratam a plataforma de ofertas?
1 – Sistema de ofertas
Com este sistema, o varejista pode:
- o usar banco de dados com mais de 80 mil produtos e descrições já cadastrados;
- Quando o varejista for fazer a oferta ele pode:
I – dar nome a oferta. ex.: Oferta da Semana;
II – escolher o estabelecimento onde irá publicar as ofertas;
III – colocar o dia e horário em que a oferta será publicada;
IV – atribuir o dia e o horário que a oferta deixará de existir;
V – organizar as ofertas em grupo, por exemplo: bebidas, carnes, hortifruti etc;
VI – escolher no banco de imagens os produtos que serão ofertados;
VII – mostrar o preço real do produto ofertado (opcional);
VIII – divulgar o preço dos produtos ofertados;
IX – e, se quiser, incluir anúncios de seus parceiros entre os produtos ofertados.
Obs.: estes anúncios que o varejista publicar entre as ofertas podem ser anúncios pagos, o que gerará renda, monetizando sua página de ofertas.
2 – Página de ofertas
Os produtos que foram escolhidos para serem ofertados dentro do sistema serão publicados em uma página de ofertas, veja o exemplo do Mota Supermercados.
Caso o varejista não tenha um site, ele poderá usar o endereço eletrônico fornecido pela plataforma para divulgar seu estabelecimento e a página de ofertas poderá ser usada com o site do estabelecimento.
A página de ofertas que o varejista terá foi projetada para ser acessada por computadores, tablets e smartphones. Isso quer dizer que o usuário terá acesso às ofertas de diversas formas e o varejista terá a uma plataforma que preza e leva o estabelecimento à multicanalidade.
Dessa forma, a plataforma RDO Ofertas oferece duas possibilidades diferentes ao varejista:
- para o empreendedor que já possui um site do seu estabelecimento, a RDO Ofertas será uma aba no site oficial da empresa, em destaque e perfeitamente articulada à navegação;
- se o dono do negócio não possui um site, a RDO Ofertas será seu endereço eletrônico principal, tal como um site de ofertas. Veja o exemplo do Mota Supermercados.

Página de ofertas do Mota Supermercados: https://www.motasupermercados.com.br/novosite/
3 – Como é e o que tem na página de ofertas?
A página de ofertas que a RDO oferece para seus clientes contém inúmeros recursos e foi projetada para atender as necessidades do estabelecimento. Veja a seguir lista de recursos encontrada na página de ofertas:
- personalização: a página de ofertas será personalizada com a identidade visual do estabelecimento;
- cadastro de cliente: por meio da página de ofertas, o estabelecimento poderá solicitar o cadastro dos seus clientes para que sejam avisados quando uma nova oferta esteja no ar;
- redes sociais: acesso rápido às redes sociais;
- banners: aqui o varejista poderá divulgar sua própria comunicação ou usar como espaço publicitários para seus parceiros;
- Informações das ofertas: aqui o varejista colocará o título, a validade e a categoria das ofertas;
- produtos ofertados: nesta seção, o varejista mostrará os produtos e os preços que serão ofertados;
- espaço para anúncio: neste espaço, o varejista publicará seus próprios anúncios ou de terceiros;
- informações sobre o estabelecimento: nesta área, o varejista colocará uma foto e uma breve descrição do estabelecimento;
- nome e endereços: o varejista colocará aqui o nome do estabelecimento, endereço e telefone de contato;
- Obs.: se o estabelecimento tiver filiais, o varejista poderá colocar aqui também;
- mapa do estabelecimento: este é o espaço para o cliente colocar o seu estabelecimento no Google Maps;
- opções de pagamento: o dono do estabelecimento poderá colocar nesse espaços as formas de pagamento que o estabelecimento aceita;
- contatos: por fim, o dono do estabelecimento poderá colocar seus acessos às redes sociais, telefones, e-mail e também acesso ao WhatsApp.
4 – Aplicativo de ofertas
Dependendo do plano que o varejista assinar, poderá ter um aplicativo de ofertas personalizado e com a sua marca. Este aplicativo terá a maioria das informações contidas no site de ofertas, mas com alguns recursos extras:

Aplicativos de ofertas teste Meu Mercadu
- toda vez que o cliente entrar no aplicativo, verá a marca do estabelecimento, fortalecendo a lembrança da marca e respectiva associação com os produtos adquiridos;
- o estabelecimento poderá solicitar o cadastro dos clientes, levando-o a conhecer melhor quem são seus clientes e divulgar as ofertas por e-mail, pelas redes sociais e por Push Notification;
- lista de compras: o usuário do aplicativo poderá colocar os produtos em uma lista de compras e compartilhar via WhatsApp com quem quiser;
- cálculo de economia: quando os produtos estiverem em uma lista de compras, o aplicativo poderá calcular a economia que seu cliente obteve nas compras;
- dados dos clientes: o usuário do aplicativo poderá atualizar de forma autônoma suas senhas e/ou dados cadastrais
- endereços e horário de funcionamento: o aplicativo mostrará para o cliente do estabelecimento se o supermercado está aberto ou fechado, seu endereço, telefones e outras informações.
5 – Distribuição das ofertas
Por fim, a pessoa que contratar a Plataforma de Ofertas da RDO, terá, além dos itens já listados, as seguintes formas de divulgação:
- Push Notification: os consumidores que baixarem os aplicativos de ofertas serão avisados por meio de mensagens push;
- E-mail Marketing: quando o varejista fizer suas ofertas, o sistema monta automaticamente um e-mail marketing com alguns dos produtos ofertados;
- Redes Sociais: quando o varejista fizer sua oferta, poderá subir para dentro do sistema campanhas de redes digitais. O varejista poderá subir campanhas para serem disparadas para o Facebook, Instagram e Twitter.

Distribuição das ofertas via Push, E-mail Marketing e Redes Sociais
Com todos esses recursos encontrados dentro da plataforma RDO, o cliente terá uma ferramenta poderosa para criar e difundir suas ofertas, o a divulgarem suas ofertas, usando tecnologia de grande impacto para informar e engajar seus clientes pelo ambiente digital.
Vantagens da plataforma de oferta digital
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o varejista não precisará desenvolver nada, a plataforma está pronta para uso;
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não é preciso nenhum especialista para fazer as ofertas;
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o varejista que não tem site receberá a página de ofertas, que pode servir como site do estabelecimento;
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os pequenos e médios comerciantes poderão ter um aplicativo de oferta, sem pagar pelos altos custos de desenvolvimento;
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a plataforma não limita a quantidade de ofertas;
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os varejistas não precisam esperar as gráficas para produzir ofertas de última hora, é só fazer a oferta e distribuir;
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outro ponto importante é a passagem do tablóide de ofertas impresso para o meio digital, respeitando toda a experiência do usuário;
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a criação e a distribuição das ofertas são feitas por um processo de automação amigável;
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toda infraestrutura da plataforma já está contida no plano de uso, isso quer dizer que o varejista não gastará com hospedagem, manutenções e melhorias da plataforma;
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por fim, os usuários da plataforma entenderão melhor quem são seus clientes por meio das métricas.
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No dia 23 de maio foi lançada em São Paulo a RDO Ofertas – Plataforma Digital para criar e distribuir ofertas do mercado de varejo, sejam eles supermercados, açougues, farmácias, lojas de roupas, departamentos etc.
A proposta dos dirigentes RDO – Retail Digital Offers – é democratizar e oferecer tecnologia de ponta para os pequenos, médios e até grandes varejistas, sem complicação, com baixo custo e alta tecnologia e é assim que Adriano Rodrigues (Diretor da RDO) fala sobre a missão da empresa:
“queremos levar uma tecnologia de ponta como as do Pão de Açúcar e Carrefour, mas com custo acessível para os pequenos e médios varejistas”.
A plataforma da RDO disponibiliza ofertas on-line para os consumidores, podendo até substituir os folhetos físicos. Outro ponto interessante da ferramenta é que não precisa de um especialista para fazer as ofertas, pois seu funcionamento é muito fácil e intuitivo.
Diariamente esbarramos com diversos folhetos de ofertas, seja em supermercados, drogarias ou hortifrutis por exemplo. A prática, que é comum no Brasil, ganha um novo aliado: são as ofertas digitais em on-line.
Em tempo de pandemia causada pelo coronavírus, saber das ofertas dos supermercados por meio dos tabloides fica mais difícil e, neste novo contexto, a plataforma de oferta digital pode ajudar o varejo a levar as ofertas para as mãos e os lares dos consumidores.
Operar o sistema de ofertas da RDO é fácil e não é necessário um profissional especializado, pois a ferramenta inclui um grande banco de dados, com imagens e descrições dos produtos já cadastrados, permitindo ao próprio comerciante fazer e divulgar suas ofertas para seus clientes, sem nenhuma dificuldade
Após fazer as ofertas, a distribuição é feita de forma automática pelo sistema, além de o usuário da plataforma poder distribuir as ofertas por e-mail marketing, subir as artes das ofertas dentro dos sistema e disparar automaticamente nas redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter
Outro destaque da Plataforma RDO Ofertas é a possibilidade de o varejista poder inserir anúncios entre as ofertas. O varejista pode colocar seus próprios anúncios, de seus fornecedores e de parceiros e a possibilidade de colocar anúncios ajudará o varejista a rentabilizar a plataforma. Na contabilização, isso o ajuda no pagamento da assinatura mensal da plataforma.
De acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (IBEVAR), para 2020, a média de intenção de compra no varejo, dos brasileiros é de 5,23%. Segundo Adriano Rodrigues, com o sistema, o varejista poderá gerar maior número de ofertas em tempo real para seus clientes, economizando em tempo e dinheiro:
“Com a ferramenta, o empresário economizará até 80% com o custo de impressão e distribuição dos tabloides e tem a possibilidade criar um relacionamento mais próximo com os clientes”.
Para conhecer um pouco sobre a plataforma foi criado um vídeo demonstrativo e, além disso, é possível solicitar um acesso gratuito para testar a plataforma. Veja como fazer a solicitação nos passos a seguir.
Solicite o acesso seguindo os passos:
1. Solicite fazer o teste gratuitamente – Clique aqui e preencha o formulário para receber o acesso à plataforma de ofertas;
2. Cadastramento no site Meu Mercadu – O site de oferta Meu Mercado é um supermercado teste, entre no site e preencha o cadastro para receber as ofertas que você fizer;
3. Baixe o aplicativo de oferta;
4. Aprenda a fazer as ofertas – Dentro da plataforma você terá acesso aos vídeos de treinamento para aprender a fazer as ofertas pelo sistema da RDO Ofertas.
5. Entre no sistema e faça as ofertas – Entre no sistema RDO Ofertas e faças as ofertas teste. Aqui é possível dar nome à oferta, agendar o horário de entrada e de saída da oferta publicada;
6. Receba as ofertas por E-mail e Push Notification – Fique atento, pois assim que fizer a oferta teste, você receberá um E-mail Marketing e Push Notification das ofertas publicadas por você.
Curiosidade de como surgiu a RDO Ofertas:
A RDO Ofertas surgiu de um erro. A agência Doka Comunicação fazia ofertas semanais para o Mota Supermercados, um funcionário da agência publicou uma oferta e acabou errando o preço de um produto e o mercado teve que vender o produto com o preço errado.
Com o ocorrido, os donos da Doka Comunicação arcaram com o prejuízo e para evitar este tipo de problema, Adriano Rodrigues e Wanderley Cravo pensaram em facilitar a vida dos supermercadistas e das agências criando a plataforma RDO Ofertas.
Na fase inicial do projeto, os diretores da Doka Comunicação voltaram a falar com os diretores do Mota Supermercados e contaram a ideia da plataforma na fase inicial do projeto, eles não tinham nada, tinham apenas uma ideia, um objetivo.
Fernando Padovese, um dos diretores do Mota gostou da ideia e disse:
“Se vocês conseguirem fazer o que estão falando, eu quero ser seu primeiro cliente. Façam a plataforma e voltem aqui para minha equipe testar e se gostarmos usaremos a plataforma”.
Fernando Padovese
Rodrigues, o mais empolgado da Doka Comunicação falou para seu sócio Wanderley que a ideia estava validade pelo possível cliente e que tinham que desenvolver a plataforma. Wanderley, o mais racional da dupla disse que, ok, mas cadê o dinheiro?
Com coragem e ousadia, a dupla foi ao banco e pediu um empréstimo para desenvolver a plataforma, parcelaram o empréstimo e dois anos foram para a luta, montaram uma equipe de desenvolvedores, escreveram o projeto e o professor Adriano desenhou as telas.
Antes do desenvolvimento do projeto, contaram a ideia para toda equipe da agência, fizeram vários testes de experiência do usuário, navegação, inscreveram o projeto e foram para a prática: começaram a desenvolver a plataforma.
Foi assim que eles criaram o sistema para fazer e distribuir as ofertas, com o site e os aplicativos de ofertas. Após inúmeros testes e um vai e vem no desenvolvimento, falaram novamente com os diretores do Mota Supermercados e marcaram uma reunião para apresentar a plataforma.
No dia da apresentação da plataforma, foram com muita confiança e entusiasmo. Fizeram a apresentação para a grande equipe do Mota Supermercado e no final ouviram um sim temporário: queremos primeiro testar e, se funcionar, assinamos. Resumindo, hoje o Mota Supermercado é o primeiro cliente da RDO Ofertas.
Sobre a RDO Ofertas
A RDO faz parte do grupo Doka Comunicação, com 11 anos de experiência na área de marketing e comunicação, com expertise em publicação digital e criação de ferramentas totalmente on-line, sempre facilitando a vida do consumidor.
Contato: Adriano Batista Rodrigues
Tel.: (11) 96367-1500
E-mail: adriano@dokacomunicacao.com.br